MAIS DE 15 MIL PESSOAS
se encantaram com a exposição "Egito Antigo na cidade do sol"
Concebida e realizada pela Inspirar-te numa grande iniciativa de impacto social ligada à arte educação, após 4 meses de trabalho intenso a exposição “Egito Antigo na cidade do sol” chegou ao fim no dia 06 de setembro.
Endossada pelo Museu Egípcio de Turim, Itália, na formação e no conteúdo do material educativo e pelo curador e historiador holandês Pieter Tjabbes, a Inspirar-te foi escolhida para receber a doação de dezenas de obras didáticas que compuseram a premiada exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”, que itinerou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) entre 2019 e 2021.
O Museu Egípcio de Turim possui a segunda maior coleção de artefatos do Egito Antigo do mundo.
Dois relevantes museus brasileiros também apoiaram a iniciativa: A coleção de arte egípcia do Museu de Arte de São Paulo (MASP), e o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), São Paulo, integraram a mostra com obras egípcias expostas pela primeira vez em registros fotográficos, além do apoio institucional do Itaú Cultural, instituição referência na esfera artística.
A vida, a religiosidade e o pós-morte na civilização que se concentrou ao longo do curso inferior do rio Nilo (norte da África), de 4000 a.C. a 30 a.C., compuseram a exposição “Egito Antigo na cidade do sol”.
Importante grupo de ensino do país, a Escola Concept foi o patrocinador master dessa iniciativa, refletindo sua vontade de transformar a sociedade por meio da arte, e reafirmando o protagonismo de promover o acesso cultural abrangente e de qualidade para todos.
Nesse contexto pedagógico, o público recebeu visitas guiadas e atividades desenvolvidas pela equipe Inspirar-te alinhadas a uma proposta educativa, lúdica e sensorial, tanto para crianças e jovens, quanto para adultos.
A exposição foi um sucesso absoluto de público, tanto no Instituto Baccarelli, quanto na Escola Concept, locais sede da mostra, impactando cerca de 15.000 pessoas no total, entre as quais público espontâneo, escolas municipais, escolas estaduais, escolas particulares e ONGs.
A ideia de realizar a iniciativa tanto em Heliópolis, quanto no coração do Jardins, partiu da metodologia única que desenvolvemos para possibilitar a transformação social através da arte: todas as atividades da associação sem fins lucrativos Inspirar-te são destinadas para crianças em situação de vulnerabilidade social, em uma relação de um para um, ou seja, a cada criança de escola particular impactada pela Inspirar-te é também beneficiada uma criança de escola pública, com a mesma experiência cultural e por meio do financiamento de programas socioculturais em comunidades.
Foi a partir desta mesma lógica, agora em outra escala, que fomos capazes de conceber a exposição da forma mais abrangente possível. Nosso objetivo é, através dessa relação um para um, descentralizar a arte e democratizar seu acesso, de forma que a mesma exposição pudesse ser realizada tanto na região central da cidade, quanto na periferia.
O nome da exposição, “Egito Antigo na Cidade do Sol”, foi uma homenagem à comunidade de Heliópolis, denominação grega da antiga cidade egípcia Iunu, um dos mais antigos centros religiosos da terra dos faraós dedicado ao culto do deus sol Rá.
Assim, juntos, iniciamos o protagonismo de transformação social por meio de exposições importantes e expressivas com obras didáticas de museus nacionais e internacionais.
Ao idealizar essa iniciativa, a associação sem fins lucrativos Inspirar-te celebra sete anos de trabalho intenso no poder transformador da cultura junto ao Instituto Baccarelli, na comunidade de Heliópolis, e junto às principais Escolas Particulares e Públicas de São Paulo.
Tudo isso porque a arte transforma, e nós vemos diariamente.
Grande abraço a todos,
Priscilla Benvenuti Parodi - Fundadora Presidente da Associação Inspirar-te
Amei a iniciativa do Baccarelli em trazer para a comunidade um pouquinho do Egito Antigo. Tudo sempre organizado, pessoas atenciosas e conhecedoras do tema. A exposição maravilhosa, com espaços interativos, túmulos (ataúde) que podemos entrar. Outro espaço que minha filha amou foi a escavação. Parabéns foi demais.
"
"
Mayra Berger, Mãe e Visitante
O sonho da menina: Era uma vez, uma menina que estava na escola estudando sobre o Egito. Ela começou a estudar em casa e descobriu que o Egito é interessante, porque tem vários reis. Depois de estudar muito, o sonho dela é conhecer o Egito.
"
"
Estudante Escola Concept - Grade 1
Confira os depoimentos em vídeo dos professores
Confira os depoimentos em vídeo dos alunos