top of page

MAIS DE 15 MIL PESSOAS

se encantaram com a exposição "Egito Antigo na cidade do sol"

Concebida e realizada pela Inspirar-te numa grande iniciativa de impacto social ligada à arte educação, após 4 meses de trabalho intenso a exposição “Egito Antigo na cidade do sol” chegou ao fim no dia 06 de setembro.

Endossada pelo Museu Egípcio de Turim, Itália, na formação e no conteúdo do material educativo e pelo curador e historiador holandês Pieter Tjabbes, a Inspirar-te foi escolhida para receber a doação de dezenas de obras didáticas que compuseram a premiada exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”, que itinerou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) entre 2019 e 2021.

O Museu Egípcio de Turim possui a segunda maior coleção de artefatos do Egito Antigo do mundo.

Dois relevantes museus brasileiros também apoiaram a iniciativa: A coleção de arte egípcia do Museu de Arte de São Paulo (MASP), e o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), São Paulo, integraram a mostra com obras egípcias expostas pela primeira vez em registros fotográficos, além do apoio institucional do Itaú Cultural, instituição referência na esfera artística.

A vida, a religiosidade e o pós-morte na civilização que se concentrou ao longo do curso inferior do rio Nilo (norte da África), de 4000 a.C. a 30 a.C., compuseram a exposição “Egito Antigo na cidade do sol”.

Importante grupo de ensino do país, a Escola Concept foi o patrocinador master dessa iniciativa, refletindo sua vontade de transformar a sociedade por meio da arte, e reafirmando o protagonismo de promover o acesso cultural abrangente e de qualidade para todos.

Nesse contexto pedagógico, o público recebeu visitas guiadas e atividades desenvolvidas pela equipe Inspirar-te alinhadas a uma proposta educativa, lúdica e sensorial, tanto para crianças e jovens, quanto para adultos.

A exposição foi um sucesso absoluto de público, tanto no Instituto Baccarelli, quanto na Escola Concept, locais sede da mostra, impactando cerca de 15.000 pessoas no total, entre as quais público espontâneo, escolas municipais, escolas estaduais, escolas particulares e ONGs.

A ideia de realizar a iniciativa tanto em Heliópolis, quanto no coração do Jardins, partiu da metodologia única que desenvolvemos para possibilitar a transformação social através da arte: todas as atividades da associação sem fins lucrativos Inspirar-te são destinadas para crianças em situação de vulnerabilidade social, em uma relação de um para um, ou seja, a cada criança de escola particular impactada pela Inspirar-te é também beneficiada uma criança de escola pública, com a mesma experiência cultural e por meio do financiamento de programas socioculturais em comunidades.

Foi a partir desta mesma lógica, agora em outra escala, que fomos capazes de conceber a exposição da forma mais abrangente possível. Nosso objetivo é, através dessa relação um para um, descentralizar a arte e democratizar seu acesso, de forma que a mesma exposição pudesse ser realizada tanto na região central da cidade, quanto na periferia.

O nome da exposição, “Egito Antigo na Cidade do Sol”, foi uma homenagem à comunidade de Heliópolis, denominação grega da antiga cidade egípcia Iunu, um dos mais antigos centros religiosos da terra dos faraós dedicado ao culto do deus sol Rá.

Assim, juntos, iniciamos o protagonismo de transformação social por meio de exposições importantes e expressivas com obras didáticas de museus nacionais e internacionais.

Ao idealizar essa iniciativa, a associação sem fins lucrativos Inspirar-te celebra sete anos de trabalho intenso no poder transformador da cultura junto ao Instituto Baccarelli, na comunidade de Heliópolis, e junto às principais Escolas Particulares e Públicas de São Paulo.

Tudo isso porque a arte transforma, e nós vemos diariamente.

Grande abraço a todos,
Priscilla Benvenuti Parodi - Fundadora Presidente da Associação Inspirar-te

Texto Exposicão Egito

Amei a iniciativa do Baccarelli em trazer para a comunidade um pouquinho do Egito Antigo. Tudo sempre organizado, pessoas atenciosas e conhecedoras do tema. A exposição maravilhosa, com espaços interativos, túmulos (ataúde) que podemos entrar. Outro espaço que minha filha amou foi a escavação. Parabéns foi demais.

"

"

Mayra Berger, Mãe e Visitante

O sonho da menina: Era uma vez, uma menina que estava na escola estudando sobre o Egito. Ela começou a estudar em casa e descobriu que o Egito é interessante, porque tem vários reis. Depois de estudar muito, o sonho dela é conhecer o Egito.

"

"

Estudante Escola Concept - Grade 1

Confira os depoimentos em vídeo dos professores

Confira os depoimentos em vídeo dos alunos

Agradecimento Educativo

A conexão entre arte e educação abre novos rumos na forma de pensar o mundo. É a transformação individual unida ao pensamento coletivo e inclusivo, a oportunidade de vivermos uma vida mais criativa, com cidadania, sensibilidade e emoção.

Desde de sua fundação, a Associação Inspirar-te tem como objetivo promover a aproximação de crianças e jovens a instituições culturais. Possibilitamos que escolas incluam a experiência cultural e o contato com o universo das artes no dia a dia de seus alunos, como forma de ampliar o seu conhecimento, expandir seu repertório, pensamento crítico e criatividade.

Pensamos e desenvolvemos atividades que estejam alinhadas ao currículo escolar, aos temas debatidos em sala de aula com o professor. De maneira lúdica e sensorial, os alunos de várias faixas etárias ampliam sua consciência cultural e se colocam em contato com a diversidade.

A teia da interdisciplinaridade é estimulada em nossa metodologia assim como o encontro entre a teoria e a prática. Ampliar o entendimento e percepção do mundo, bem como inserir saberes culturais e estéticos, são importantes pilares em nosso método. Desenvolver a capacidade perceptiva, e, principalmente, desenvolver a capacidade crítica e criativa, é a nossa proposta com a arte-educação.

E nossa visão não seria completa se não pudéssemos oferecer a mesma experiência para crianças que não têm acesso de outra forma. Por isso, 100% do lucro de todas as atividades da Inspirar-te é revertido para que crianças em situação de vulnerabilidade social visitem museus e tenham acesso a experiências culturais. Essa é a nossa forma de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Arte e educação como meio de transformação social, vamos juntos?

Priscilla Benvenuti Parodi - Fundadora Presidente da Associação Inspirar-te

Ao longo de 2022, a exposição “Egito Antigo na Cidade do Sol” possibilitou uma imersão profunda na história do Egito Antigo para cerca de 15.000 pessoas, entre as quais público espontâneo, escolas municipais, escolas estaduais, escolas particulares e ONGs.

 

Importante ressaltar que através da metodologia Inspirar-te, todos os visitantes participaram de visitas mediadas e atividades alinhadas a uma proposta educativa lúdica e sensorial para todas as faixas etárias, o que demonstra o comprometimento da Inspirar-te em passar conhecimento histórico e artístico adiante para todos da melhor forma possível.

 

Agradecemos toda a equipe educativa e todos os profissionais envolvidos na realização da exposição. A beleza da arte educação se encontra na possibilidade de expandirmos o nosso olhar através de objetos históricos e artísticos que revelam costumes de civilizações passadas e que nos levam a pensar na construção de um futuro sensível e poético.

 

Assuntos importantes relacionados à história da sociedade egípcia foram abordados e discutidos de diversas formas, incluindo temas e posicionamentos que impactam a nossa sociedade atual, como questões raciais e os direitos das mulheres. Muito obrigado a todos envolvidos no compromisso de trazer luz a assuntos tão relevantes que contam a nossa história.

 

Leonardo Lubatsch Ribeiro - Coordenador de Arte Educação

Fazer parte da equipe educativa para a realização da exposição “Egito Antigo na cidade do sol” foi uma vivência excepcional. Ao acompanhar a montagem da exposição, os estudos aprofundados sobre o Egito Antigo, a confecção das atividades da equipe educativa, pude testemunhar o empenho e dedicação de todos os participantes do processo. Este empenho veio inteiramente de uma força que acredito ser unânime aqui na equipe Inspirar-te: a possibilidade de realizar transformações profundas, efetivas e edificantes na sociedade através da arte.

Mais incrível ainda foi observar essa força ganhando forma e sendo colocada em prática. A percepção de que estávamos indo pelo caminho certo se deu através do olhar das crianças ao entrarem pela primeira vez nas nossas grandes salas expositivas. Enquanto os seus olhos brilhavam com encantamento e inspiração, os meus se emocionavam com orgulho e gratificação.

Participar da execução das atividades elaboradas por nós com as crianças foi um convite a compreender a sensibilidade do olhar lúdico de cada um dos jovens que conhecemos ao longo desses 4 meses de exposição. Observar como cada um captou a exposição de maneira singular reforçou o caráter profundo que a metodologia Inspirar-te é capaz de produzir sob uma perspectiva tanto individual, quanto coletiva.

Os resultados que obtivemos ao final da exposição – mais de 50 escolas, 15.000 visitantes impactados e inúmeros sorrisos -, reiteram a importância da democratização da arte e arte educação nas mais diversas camadas sociais, provocando a sensibilização e reflexão de temas de extrema relevância, bem como a descentralização de seu acesso.

A arte transforma!

Isabela Lassance da Rocha Brito - Equipe de Arte Educação

Não se pode falar do poder da arte sem falar do seu caráter democrático; ou pelo menos não se deve. Da mesma forma, não se pode falar da importância da educação na construção de uma sociedade sem que ela seja efetivamente de acesso a todos. Em prol de uma orientação cultural democrática, os frutos da arte-educação precisam ser colhidos por todos. Essa é a missão da Inspirar-te.

Com a exposição “Egito Antigo na cidade do sol”, pudemos aplicar tudo aquilo que sempre acreditamos em uma escala excepcional. Abarcados por grandes apoiadores, fomos capazes de impactar milhares de pessoas de diversos locais e camadas sociais. E não apenas números expressivos, mas a qualidade e integridade do nosso trabalho sempre prevaleceram.

Ver uma criança se emocionar ao entrar na sala da mostra; conversar com um jovem ao final da visita e ouví-lo agradecer pois aquela tinha sido sua primeira vez em uma exposição; receber o depoimento de um professor dizendo que seus alunos haviam se encantado e queriam dar continuidade ao tema quando retornassem à sala de aula; essas foram algumas das nossas experiências com o público que recebemos diariamente por meses. Ouvir palavras desse tipo de uma pessoa sequer já seria poderoso o suficiente, mas saber que a iniciativa possibilitou essa vivência para tantos, é realmente comovente.

Essa é a nossa essência como associação, e foi a partir dela que conseguimos realizar de forma tão única a exposição. O acesso cultural transforma vidas, é isso que presenciamos diariamente, e uma arte e educação democráticas devem caminhar juntas possibilitando que todos possam usufruir do seu impacto sem distinções.

 

Alice Benvenuti - Assistente Geral

Atividades Educativas

A metodologia Inspirar-te acredita na potência das atividades lúdico sensoriais como forma de compreender diversos temas estudados dentro de uma exposição de arte. Alinhadas a mediação realizada por arte educadores especializados, o espaço museológico traz novas possibilidades de aprendizado.

 

Ao longo da exposição foram realizadas mais de 10 atividades diferentes, além das áreas interativas que convidavam o público a se divertir. Todas as atividades foram desenvolvidas e aplicadas de acordo com a faixa etária e foco de estudo dos grupos.

1 - Construção de amuletos egípcios

Inspirados em tudo que aprendemos na exposição sobre os amuletos egípcios e seus significados, realizamos oficinas de construção de tais peças com materiais como acetato e adesivo. A atividade trazia imagens de diversos deuses e foi um momento ótimo para aprendermos mais sobre seus significados, algo que atraiu muito a atenção das crianças.

 

2 - Construção de Pirâmide com almofadas

De maneira lúdica, começamos a visita pensando nas principais construções realizadas pelos antigos egípcios. Para isso, focamos nas pirâmides, assim como em seu formato, modo de construção e funções. Por tratarmos da primeira infância, realizamos uma atividade de aquecimento do corpo com almofadas.

Após entendermos a construção e formato da pirâmide, cada aluno pegou uma das almofadas coloridas e juntos, empilhamos todas até chegar no formato triangular. A atividade foi uma ótima forma de entrosamento com o grupo e se tornou uma grande brincadeira.

3 - Desenho em lixa

Inspirados pelas pinturas egípcias vistas ao longo da exposição, realizamos uma atividade de muralismo em folhas de lixa. Neste momento, as crianças desenhavam em pé nas folhas disponibilizadas coladas na parede, entrando em contato com o próprio corpo sob uma nova perspectiva. O ato de desenhar ou pintar na lixa é representativo para as texturas porosas das paredes de pedra previamente realizadas pelos egípcios.

Os materiais disponibilizados eram giz de cera, giz de lousa e lápis de cor - utensílios com materialidades diferentes que proporcionaram aos alunos novas formas de pensar tanto o desenho em si e como eles se revelam na folha, bem como o desgaste dos materiais e o peso do traço que deverão aplicar nas folhas.

 

4 - Tradução de mensagem criptografada

Inspirados pelos hieróglifos dos Livros Mortos, todos os grupos realizaram uma atividade criativa sobre a escrita egípcia. Para a faixa etária de 13 a 15 anos, fizemos oficinas de tradução de símbolos hieróglifos.

 

5 -  Arqueologia

No tanque de escavação da exposição, propusemos uma atividade aprofundada sobre as práticas arqueológicas realizadas até os dias de hoje no Egito. Dentro da exposição, fomos arqueólogos em todas as etapas de descobrimento de uma peça escondida na areia. Após aprendermos sobre a profissão, escavamos o tanque em busca das peças da maneira mais profissional possível.

 

Etapas:

1. Pesquisa do local: Observamos a areia e definimos qual área será escavada.

2. Quadrícula: Com barbante e palitos, demarcamos qual área será escavada.

3. Com os materiais de trabalho como pás e pincéis, escavamos a área em busca do objeto perdido.

4. Após encontrarmos o objeto dentro da área demarcada, analisamos com atenção e cuidado os detalhes da peça sem tirá-la do tanque.

5. Com a prancheta de mdf e papel preso em clipes, desenhamos e escrevemos todas as informações do objeto.

6. Após a coleta das informações, retiramos o objeto e conversamos sobre seu destino: Para onde ele deverá ir? Para o museu? Para um centro de pesquisa?

 

6 - Correio elegante egípcio

Inspirados pelos hieróglifos dos Livros Mortos, todos os grupos realizaram uma atividade criativa sobre a escrita egípcia. Para a faixa etária de adultos, realizamos uma atividade mais complexa em relação à interpretação e criação de mensagens codificadas. Cada participante criou os seus símbolos, escreveu uma mensagem codificada para outra pessoa e depois traduziu a mensagem que recebeu do colega.

 

7 - Mumificação de animais

Após o passeio pelas salas da exposição, fomos para a sala educativa para realizar uma grande oficina final inspirada em tudo que aprendemos juntos. Para a faixa etária de adultos, realizamos uma atividade mais complexa que abrangia a temática da mumificação, em especial, a mumificação de animais.

 

Materiais: Feltro, grampeador, canetas e gaze.

Duração: 20 minutos.

Local da atividade: Sala Educativo.

 

Etapas:

  1. Recortar o molde em feltro de um gato .

  2. Grampear as pontas para juntar os 2 pedaços de feltro.

  3. Recolher os pedaços descartados para usar como enchimento do objeto.

  4. Desenhar os detalhes que preferir com canetas.

  5. Enfaixar o objeto com tiras de gaze.

 

Todos os participantes puderam levar os resultados para casa.